Flip-Flop e memórias



Flip-Flop e memórias

      Em circuitos digitais, o flip-flop ou multivibrador biestável é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit. Um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída, alguns também incluem um sinal da entrada clear, que limpa a saída atual.
      O primeiro flip-flop eletrônico foi inventado entre 1915 e 1920 por William Eccles e F. W. Jordan. Ele foi inicialmente chamado de circuito de disparo Eccles-Jordan. O nome flip-flop posterior descreve o som que é produzido em um alto-falante conectado a uma saída de um amplificador durante o processo de chaveamento do circuito.


 


      Como os flip-flops são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação carecterística do flip-flop.
      De forma geral podemos representar o flip-flop como um bloco onde temos 2 saídas,uma entrada para as variáveis e uma entrada de controle (Clock). Este dispositivo possui basicamente dois estados de saída. Para o flip-flop assumir um destes estados é necessário que haja uma combinação das variáveis e do pulso de controle, após este pulso, o flip-flop permanecerá neste estado até a chegada de um novo pulso de clock e, então, de acordo com as variáveis de entrada, mudará ou não de estado.
      Temos quatro tipos de Flip-Flops que possuem aplicações comuns em sistemas de clock sequencial: estes são chamados o flip-flop...





Continue lendo esta matéria nesta apostila, do Prof. Reinaldo C. R. Bolsoni.

(fonte)







Comparador digital 





Turma de Eletrônica Etec Guaianases, aula no laboratório


==================================================================
Análise de Circuitos Digitais – Multiplexadores                               Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva 

                                         MULTIPLEXADORES 
        O multiplexador ou Mux é um circuito combinacional dedicado com a finalidade de selecionar, através de variáveis de seleção, uma de suas entradas, conectando-a  eletronicamente à uma  única saída.  Esta operação é denominada  multiplex ou multiplexação, que significa    seleção     e   tanto     as  entradas      como     a   saída    são denominadas  também  de  canais  de   entrada   e  saída.  Como  exemplo,  quando  se escolhe um canal de televisão através do controle remoto se efetua na verdade uma seleção entre    as  várias emissoras existentes.  As emissoras  correspondem  às entradas, a tela de TV  à saída e o controle  remoto faz a função do  Mux. Pode-se fazer uma analogia com uma chave de seleção de várias entradas e uma saída: 
                              Leia mais aqui Apostila completa

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa matéria, parabéns !

Postar um comentário