Ligação de reator para lâmpada fluorecente.



     Um reator para lâmpadas fluorecente, é um componente eletrônico usado como interface entre as fluorecentes e a rede local.
     Antigamente havia dois tipos de reatores, " partida rapida " e o " partida lenta ", a diferença entre os dois era um pequeno componente usado para cada lâmpada chamado " starter ", para dar partida ao reator, que tinha um partida mais lenta, hoje em dia esses tipos de reatores não existem mais, e os reatores são eletrônicos, compostos por vario componente eletrônicos como capacitores, diodos transistores, tornando assim sua ligação mais segura e eficiente.
     Há varias marcas de reatores, marcas nacionais e importadas, é bom observar sempre a funcionalidade deses componentes, e obedeça sempre as formas de ligações que os fabricantes ou colocam estampadas no corpo do reator ou acompanham um pequeno manual de instrução.
     Geralmente por padrão a ligação na rede elétrica, o próprio usuário é quem define se vai liga-lo no 110 ou 220 volts, sendo fio preto + fio branco para 127 Volts, ou preto + marrom para 227 volts.
   
   


       Ainda podemos encontrar as lâmpadas econômicas, que são extremamente simples, e já saem de fabrica com um pequeno reator eletrônico embutido, bastando apenas o consumidor comum observar a tensão a ser usado, se 127 volts ou 227 volts, e não requer nenhum tipo de ajuste, é só rosquea-la no soquete, para este tipo de lâmpada observe que a potencia escrita na embalagem é diferente das lampadas incadecentes, geralmente atraz nas embalagens tem uma tabela de equivalência entre as lampadas econômicas e as incadecentes. 
Tipo de lâmpada econômica :

         Por final, observe sempre, na base das lâmpadas econômicas suas características de consumo, tipo e calor gerado.

(imagens fonte internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário