Foto resistor LDR

          Pesquisando alguns componentes específicos, podemos falar de um componente chamado LDR (light Dependent Resistors), trata-se de resistor dependente de luz para sua atuação, ou seja de acordo com sua configuração com outros determinados componentes, ele pode aumentar ou diminuir sua resistência de acordo com intensidade, presença ou não de luz.


             Estes componentes estão presentes em nossas vidas todos os dias, só que nunca o percebemos, você já parou para pensar como as luzes das ruas e avenidas ligam ao anoitecer e desligam ao amanhecer ?, pois é, um dia muito no passado (século 18 talvez) havia alguém passando de poste em poste acendendo as lâmparinas das ruas, graças a Deus hoje temos o LDR, as luminárias de residencias,  do lado de fora também podem ter um circuito com LDR, indo um pouco mais além, pode-se se pensar em um circuito eletrônico para acender e apagar algumas luzes da residência ao viajarmos por poucos dias talvez.


               Então pesquisando um pouco sobre este componente, encontrei uma ótima matéria no site da Revista Saber Eletrônica (Fonte Revista saber eletrônica online 18/01/2008 www.saberleletronica.com.br), o texto está original, e o objetivo é levar o conhecimento aos amantes da eletrônica, veja o texto abaixo :


18/01/2008 10:54:59

LDR

Os LDRs (light Dependent Resistors) são componentes sensíveis à luz, ou seja, dispositivos eletrônicos que podem agir sobre um circuito em função da luz incidente numa superfície sensível dos mesmos. 
Os LDRs não devem ser confundidos com as foto-células. Enquanto os LDRs sãoresistores, cuja resistência depende da intensidade de luz que incide nos mesmos, não fornecendo portanto energia alguma, as foto-células convertem energia luminosa (radiante) em energia elétrica.
Por suas características e baixo custo entretanto, os LDRs podem ser usados em substituição às foto-células em uma infinidade de aplicações práticas.

Na
 figura 1 temos o símbolo usado para representar um LDR e os aspectos mais comuns com que podem ser encontrados esses componentes.
  
Figura 1

Na
 figura 2 temos a curva característica de um LDR por onde pode ser observado que a resistência muito alta deste componente no escuro, da ordem de muitos megohms, se reduz a algumas dezenas ou centenas de ohms quando ele é iluminado diretamente.

 
Figura 2

18/01/2008 10:54:59

LDR

Assim, se ligarmos em série com um LDR uma fonte de energia (pilha) e umamperímetro, veremos que a corrente circulante pelo circuito dependerá da quantidade de luz que incide no LDR. Quando a luz for intensa a corrente será maior. Ligando um relê ao circuito, conforme mostra a figura 3 pode-se fazer seu controle por meio de um feixe de luz.

 
Figura 3

Nas aplicações práticas, conforme veremos, de modo a aumentar o rendimento do LDR já que a corrente máxima que pode nele circular é limitada a algumas dezenas de miliampéres para os tipos comuns, são usados circuitos amplificadores com um ou mais transistores.

Assim, podemos disparar um relê quando a luz incide no LDR fazendo o mesmo controlar a corrente direta de base de um transistor, conforme mostra a figura 4 e podemos disparar o mesmo relê quando a luz é cortada, controlando a corrente que polariza inversamente a base do transistor, conforme mostra a figura 5. 

 
Figura 4

 
Figura 5

18/01/2008 10:54:59

LDR

O relê usado deve ser de tipo sensível com tensão entre 6 e 9 V e sensibilidade para disparar com correnetes de 10 à 100 mA. O princípio de funcionamento de um LDR é o seguinte:

A superfície sensível deste componente é formada por uma substância denominada Arsenieto de Gálio (GaAs) a qual apresenta a propriedade de alterar a sua resistência em função da luz incidente.
 

O que ocorre é que os fótons ( “partículas “ de luz) incidentes no material conseguem liberar elétrons do material aumentando ou diminuindo sua
 resistividade. Com maior quantidade de elétrons livres o material apresentará menor resistência e vice-versa.

A variação da resistência obtida com diferentes graus de iluminação e a corrente máxima que pode suportar o componente depende da superfície de contato com os eletrodos do material, e também da área exposta do mesmo à luz.
 

Assim, na construção de um LDR, conforme mostra a
 figura 6 o que se faz é utilizar dois eletrodos em forma de “pente” que se inter-penetram obtendo-se com isso uma grande superfície de contacto com o material foto-sensível.

 
Figura 6

Os LDRs comuns tem uma sensibilidade que se aproxima de certo modo a sensibilidade do olho humano no que se refere às diferentes cores, com a diferença que estes podem alcançar um pouco mais a faixa do infra-vermelho. Com relação à velocidade de operação os LDRs são relativamente lentos em função de outros dispositivos foto-sensíveis não podendo operar em freqüências maiores que alguns quilohertz..
Fonte Revista saber eletrônica online 18/01/2008 www.saberleletronica.com.br