Teste para porta USB

Teste simples para porta USB.

     As vezes nós conectamos um pendrive em uma maquina desconhecida, como em lanhouse por exemplo, hora esquecemos de ejetar o pendrive, ora a porta USB pode estar com algum tipo de problema e acaba causando a queima no nosso equipamento.
     Em muito casos, estas maquinas são montadas de acordo com a configuração que o cliente necessita, e o técnico acaba por montar a pinagem errada da porta USB, Pensando nisso, encontrei um circuito muito simples, entretanto prático, este circuito de diz se a pinagem USB +Vcc e Gnd estão corretamente pinados na placa.
      Este circuito, não dá acesso a troca de dados, apenas nos diz se a pinagem de força está correta, lembrando que a porta USB tem tenção de saída 5 Volts.
       Ao conectar, o led verde fica aceso e o amarelo pisca três vezes, indicando que a polaridade está correta.
       O led amarelo aceso indica erro na conexão da placa nos cabos de dados.
       O led vermelho aceso, indica polaridade errada, conexão errada na placa.
       Todos leds apagados, a porta está sem alimentação.







       A montagem pode ser feita to tipo "aranha", onde os componentes são soldados, entre si, sem usar nenhum tipo de placa, ou usar uma pequena placa universal, observando que tem que obedecer a pinagem padrão USB, para não dar leitura errada.
       Ligados corretamente, não existe possibilidade de queima da placa, apenas o led acende ou não, o que não pode acontecer é os terminais estarem em curto entre si. TOME MUITO CUIDADO COM ISSO !.
       Eu montei este pequeno circuito e funcionou perfeitamente.
        
(Fonte internet)

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário